quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PRIMAVERA ... TROUXE FLORES PRA VOCÊ! 'COLOCA TUDO N'ÁGUA'.

Primavera chegou... no dia em que estava indo para Porto Alegre, acompanhar 4 meninos em um torneio Sulbrasileiro de Natação Mirim/Petiz.
Piscina de 50m do Grêmio Náutico Gaúcho, levemente aquecida. Brrr... dava frio só de olhar (é.. tô ficando velha mesmo).

Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul dentro da piscina que já não parecia tão grande, aliás, parecia um grande formigueiro molhado.

Os meninos, três do Clube Brilhante de Pelotas e um da SAC de Rio Grande, participaram pela experiência de estarem envolvidos em uma competição de nível sulbrasileiro e sem dúvida, aprender o quanto temos que trabalhar pra conquistar o que sonhamos. Isso não só eles aprendem, eu como professora sei o quanto é difícil conseguir resultados no meio de tanta dificuldade, desde espaço físico, tempo, material, incentivo financeiro, etc.
O que pra algumas pessoas seria um balde de água fria, pra mim, não foi. Crianças super bem treinadas,  algumas com nados perfeitos com apenas 11 anos, clubes com investimentos milionários, equipes de natação bem estruturadas. E eu??? bom, bora lá com o que se tem né?! Força de vontade e crianças que gostam de nadar, embora as vezes elas fiquem um pouco aflitas olhando outros nadadores com seus trajes de super heróis e preocupadas no meio de tanta novidade.
Nessas horas, toda psicologia é pouco.

Primeira prova dos meninos, 100m livre. Ai, a piscina é enorme. Se dá medo na gente que é grande, faço ideia pra eles. Passado pelo primeiro desafio, pronto!! O resto é fácil!!! Tudo vira festa e o nervosismo vai lá pro dedão do pé. A colocação deles?? Não me importa! Anotei o tempo de cada prova, os erros, os acertos.Vale mais saber se curtiram estar lá competindo e se querem continuar batalhando do que o numerozinho ao lado do nome informando a colocação.

Já vi tantas crianças largarem tudo sem motivos. A gente fala.. ahhh esse com 15/16 anos... vai ser muito bom!! e o que acontece? Acabam enjoando da natação pelo excesso de treino, cobranças descabidas ou ainda por que acabam desanimando porque acham que nunca serão bons.

Criança tem que BRINCAR sim, mas JUNTO com as RESPONSABILIDADES de treino. Cada coisa no seu lugar e no seu tempo. Não é tudo só brincadeira e nem a seriedade de treinos desgastantes todos os dias. É assim que penso. É assim que vou agir até que me provem ao contrário.
Se meus atletas um dia serão nadadores olímpicos, eu não sei, mas certeza eu tenho que vão aprender coisas pra vida e não só o que devem fazer pra serem os melhores dentro dágua.

Bem, agora de volta... muita coisa pra por em ordem. A casa tá meio bagunçada. Os meus treinos ficaram um pouco de lado, as escritas também. Tem prof. querendo minhas orelhas.

Alexandre, Henrique, Vitor e Lucas... vocês foram nota 1000!
Foram três dias de competição, passamos por todos os climas possíveis (não, todos não, não nevou e também não teve chuva de granizo).

Com apenas esses 4 meninos, o Clube Brilhante conquistou a 6ª colocação no Torneio Sulbrasileiro de Natação, realizada pela CBDA e FGDA, com a participação de mais de 25 equipes dos Estados do RS, SC e PR. Acho que só isso já diz o que foi a participação deles no Grêmio Náutico Gaúcho no fim de semana passado (23 a 25 de setembro de 2011).

Tio Nico, obrigada pela oportunidade! Essas parcerias valem ouro!
Rio Grande e Pelotas juntos na Natação e no Triathlon. (tu vêêê... onde está a rivalidade dessas duas cidades?? kkkkk)





Nenhum comentário:

Postar um comentário